Debian - Comandos apt - Part 1

Compartilhe

O apt ou apt-get é um gerenciador de pacotes, responsável por instalar programas, atualizar o sistema e resolver dependências. A apt possui um banco de dados próprio para saber quais pacotes estão ou não instalados, fazendo buscas de pacotes, facilitando a instalação e resolvendo dependências.

Atualização 


Séra os primeiros comandos a utilizar. Use com moderação:

  • Ao executar o comando apt update, ele atualiza o banco de dados dos pacotes.
[$ sudo apt update]

  • O comando upgrade atualiza todos os pacotes do seu Debian. Adicione também -y no fim do comando, assim atualiza os pacotes sem nenhuma mensagem de confirmação. É recomendado executar os comandos apt update e apt upgrade semanalmente, para uso pessoal.
[$ sudo apt upgrade]
ou
[$ sudo apt upgrade -y]

  • Existe outra forma de ser executado o comando upgrade. Quando necessita atualizar apenas aquele programa ou pacote especifico, execute:
[$ sudo apt upgrade nome-do-pacote]

  •  Diferente do upgrade, esse comando atualiza todo o sistema, baixando novos pacotes e removendo (pacotes, bibliotecas, se necessário), e atualizando para a versão atual da Distribuição. Não é recomendado utilizar com frequência.
[$ sudo apt full-upgrade]

Instalar pacotes


Vamos aprender a instalar e reinstalar pacotes. Não é nada complicado:

  • Um comando simples para instalar um determinado programa. Nâo há segredos, sendo possível instalar vários pacotes de uma vez.
[$ sudo apt install nome-do-pacote1 nome-do-pacote2]

  • Muito utilizam um respositório hibrido, que é adicionado dentro do sources.list. É muito comum usuários de Debian voltados para desktop, usarem repositórios testing, unstable ou experimental. E uma forma de ter algum programa mais atualizado de forma segura é instalar dessa forma, como no exemplo abaixo, que por sua vez possui o repositório  unstable:
[$ sudo apt install nome-do-pacote/distribuição]
Um simples exemplo abaixo:
[$ sudo apt install flashplugin-nonfree/unstable]

  • Talvez seja necessário reinstalar um pacote quebrado, por mal funcionamento depois de alguma modificação, ou atualização. Então não será necessário em alguns casos remover e instalar de novo. Uma reinstalação na maioria das vezes é o suficiente
[$ sudo apt --reinstall install nome-do-pacote]
.

Remover pacotes


Remover pacotes é tão fácil quanto instalar. Fique atento nas diferenças:

  • O apt é muito fácil utilizar. Em pouco tempo se acostuma com os comandos e termos. No entanto o comando apt remove apenas desinstala os pacotes. Ainda os arquivos de configuração permanecem.
[$ sudo apt remove nome-do-pacote]

  • Digamos que essa é uma desinstalação completa. O comando remove os pacotes e os arquivos de configuração. Se não for mais utilizar determinado programa, ou pacote, pode executar o comando:
[$ sudo apt purge nome-do-pacote]

Limpeza

Quanto mais enxuto o sistema, melhor. Então vamos lá:

  • Esse comando limpa o diretório /var/cache/apt/archives/.
    Nesse diretório, fica uma cópia dos .deb baixados, e se houver atualizações frequentes, este diretório pode rapidamente ocupado várias versões dos mesmos pacotes, além de inflar o diretório com arquivos desnecessários.
[$ sudo apt clean]

  • O autoclean apenas remove os pacotes que não podem ser mais baixados nos repositórios do Debian e são inúteis.           
[$ sudo apt autoclean]

  • Ao remover um pacote, como por exemplo o pidgin, fica alguns pacotes ou bibliotecas, que são dependências desse app. Esses pacotes são instalados automaticamente e não são mais necessários. O mesmo pode ocorrer após uma atualização do sistema, então fique atento.
[$ sudo apt autoremove]

Apt-(search, show, depends)


Muito necessário fazer pesquisas, verificar depências de pacotes.
  • O apt search faz uma busca pelos pacotes com base na sua palavra chave. É muito útil quando não sabe com precisão o nome do pacote a ser instalado e a versão disponível. 
[$ apt  search palavra-chave]

  • Após saber o nome do pacote utilizando o search , o apt show mostra uma descrição do pacote e suas dependências. As informações apresentadas são bem completas.
[$ apt show nome-do-pacote]

  • Quando houver necessidade apenas de verificar as dependências e conflitos de um determinado pacote, execute esse comando.
[$ apt depends nome-do-pacote]


# Até a próxima, pois será abordados mais termos sobre o APT. Espero que tenham gostado. Para sugestões, façam comentários para sempre melhorar, desde que a crítica seja construtiva.


Clique aqui para continuar na parte 2.

Referência: Debian Handbook | Debian Faq

Comentários

Nome

Android,3,aplicativos,1,Debian,4,Distribuições,20,DNS,1,Dominio,1,Firefox,1,Games,6,Gnome,1,Jogos Android,5,Jogos Linux,3,Kernel,4,Linux,33,Manjaro,1,Navegadores,2,Netflix,1,Notícia,3,Opendns,1,Opera,1,Players,1,Stretch,1,Tutoriais,26,Update,1,Virtualbox,1,
ltr
item
Cuca Digital: Debian - Comandos apt - Part 1
Debian - Comandos apt - Part 1
Aprenda a utilizar o apt (apt-get) de forma correta, com esses comandos comentados. Viva o Debian.
https://2.bp.blogspot.com/-aGeYz2N7_F4/WPD36NXH20I/AAAAAAAABrk/fGyJB2zXWWMGykcDFgt8O3v3GZbzoVyygCLcB/s640/debian-gnu-cucadigital.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-aGeYz2N7_F4/WPD36NXH20I/AAAAAAAABrk/fGyJB2zXWWMGykcDFgt8O3v3GZbzoVyygCLcB/s72-c/debian-gnu-cucadigital.jpg
Cuca Digital
http://www.cucadigital.com.br/2017/04/debian-comandos-apt-part-1.html
http://www.cucadigital.com.br/
http://www.cucadigital.com.br/
http://www.cucadigital.com.br/2017/04/debian-comandos-apt-part-1.html
true
8361020714682108290
UTF-8
Carregar todos os posts Não encontrado Visualizar Tudo Leia mais Responder Cancelar Resposat Apagar Por Home Paginas Postagens Ver Tudo Recomendado para você Rótulo Arquivo SEARCH Todos as postagens Não localizado Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atras Seguidores Seguir Este conteúdo é premium Please share to unlock Copiar Selecione All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy