Elementary OS – Quase perfeito para novatos

    4
    114

    Elementary OS Freya é um sistema com base no Ubuntu 14.04. Sua primeira versão foi lançada em 31 de março de 2011 e sofreu grandes mudanças com o passar do tempo, com retorno positivo e bem aceito pela comunidade. Além de muito estável e fluída, os desenvolvedores focaram em beleza, o que torna o sistema muito atrativo. E para usuários do Windows, é uma excelente porta de entrada o mundo linux.

    Uma observação é que está em desenvolvimento, a próxima versão do Elementary, com codinome Loki, e pode acompanhar as novidades aqui.

    O sistema como percebem é bonito, e isto não é tudo. Logo ao instalar, nota-se um boot mais rápido e o sistema não deixa nada a desejar no quesito desempenho. Porém algumas detalhes importantes, para ser um sistema completo não esta incluso na iso. Não inclui uma suite office, firefox ou codecs pré-instalados.

    Outro ponto negativo é que o sistema, diferente do Linux Mint e Ubuntu, não possui ferramentas que mostre um diferencial do sistema, além do ambiente gráfico . Com o tempo utilizando o sistema, nota-se que o Elementary é um Ubuntu Customizado. Para muitos usuários isto não é um problema, para outros talvez. O que prova isto, é que simplesmente a comunidade do Elementary não para de crescer. Veja alguns prints de alguns usuários da comunidade:

    Mesmo com estes pontos negativos citados, é possivel instalar facilmente os aplicativos, assim como no Ubuntu ou Linux Mint, dentre outras.  Então fica as perguntas: Vale a pena usar o Elementary? Ou na sua opinão, seria viável instalar o pantheon na sua distro preferida?

    Para baixar Clique aqui

  • O elementaryOS é o pior sistema que já testei. É mais um Linux Mint da vida, sistema que agrada somente usuários de windows (ou quem vem dele e não conhece o Linux), mesmo porque de interessante não tem nada. Usufrui de tudo e de todas as maneiras do Ubuntu, não tem repositórios próprios, nem mesmo para o DE Pantheon, o que no caso está hospedado no Launchpad do Ubuntu. A comunidade (se é que pode ser chamada de comunidade) só cresce porque contém usuários que usam o sistema pra se livrar de vírus e porque é grátis, e um bando de modinhas também. Isso não deve jamais ser chamado de DISTRIBUIÇÃO GNU/Linux e quem o faz ou não saca nada do que seja uma verdadeira distribuição GNU/Linux, ou quer manchar a verdadeira comunidade GNU/Linux!

  • Não gosto nada deste sistema. Já o instalei virtualmente para o testar e não acho ele nada de especial. É bonito e só isso. Penso que o deep – http://deepin.org/ pode ser melhor. Ainda não o testei mas parece-me que sim. É feito por chineses e levado muito a sério, também tem um ambiente que faz lembrar o MAC OS. Vejam que vale a pena.