Motivos para estudar Linux, mesmo não sendo profissional de TI

    0
    96

    Se você é usuário de linux ou ainda está pensando em instalar o sistema, irei citar vários motivos para aprender e se aperfeiçoar. O linux é para todos, e por este motivo não há necessidade ser um profissional de TI para utilizá-lo. O sistema já quebrou barreiras, e hoje é muito fácil de instalar, e usufruir, para seu uso diário, como por exemplo: acessar sua conta no banco, ler emails, criar textos, planilhas, slides, jogar em seu notebook ou PC, tudo de forma simplificada. Enfim, tudo é muito prático, dinâmico e intuitivo.

    Logicamente, se você nunca utilizou, irá sentir dificuldades no início, o que é comum, já que está saindo de sua zona de conforto, acostumado a usar outro sistema. Enfim, tudo que é novo é dificil no início, e com o tempo adapta-se facilmente.

    Bom, e por onde começo?

    Do começo meu caro, do começo. Porém não será indicado nenhuma distro, pesquise em sites de busca (google, bing, yahoo, etc). Existem centenas de distribuições, as mais populares, baixe uma que mais lhe agrade e instale. Após instalado, começa as etapas de adaptação. Tudo tem um início, e você tem que usar como um curioso, abrindo os programas básicos do sistema, player de música, navegador web, abrir pastas, arquivos, etc.

    E os motivos para estudar Linux?

    Bom irei chegar lá. Muita gente tem este bloqueio com o linux, imagina que é dificil ou impossível usar para as mais diversas tarefas (de forma simples).

    1 – Aprenda para ajudar na comunidade

    Isto mesmo, aprenda para ajudar. A comunidade linux é forte, devido ao compartilhamento de conhecimento. Usuários mais experientes ajudam os novatos, compartilham experiências ou até mesmo um problema que foi resolvido. Esta é a cultura do linux, compartilhar conhecimento, experiências e ajudar sempre que possível. Com o tempo e conhecimento, vocẽ mesmo irá ajudar outros, compartilhando suas experiências, participando na solução de problemas e dúvidas de outros usuários.

    2 – Aprender para reportar “Bugs” para os desenvolvedores

    Muitos usuários linux não adotaram a cultura de reportar bugs para o suporte da distribuição. O linux não é imune a problemas, e os usuários são responsáveis por reportar estes erros ou bugs. Afinal, nós utilizamos gratuitamente. Uma pessoa que utiliza o sistema e não possui conhecimento, copia comandos sem saber exatamente o que esta fazendo, não consegue identificar problemas, ou pequenos bugs do sistema, visualizar logs e reportar para os desenvolvedores. Toda distribuição possui uma forma de contato por email ou chat. Imagine que todo usuário de linux reportasse para o suporte, os problemas seriam resolvidos rapidamente, com novos updates de segurança, melhorias ou correções. Com um bom conhecimento no sistema é mais facil reportar com detalhes, agilizando o processo de solução. Isto evitaria que muitos usuários abandone o linux, devido a algum problema que apresentou, ou erro. Nem todos têm paciẽncia de esperar uma solução ou tentar resolver. (infelizmente).

    3 – Aprender, para ser autossuficiente

    Quem não gosta de resolver um problema sozinho? Não me refiro apenas ao linux.  Depender de ajuda significa um maior tempo para esclarecer sua dúvida ou corrigir um erro. E isto é muito comum, uma dúvida que já foi esclarecida ou um erro que já possui solução, é relatado, sem ao menos uma pesquisa simples nos sites de busca, ou foruns. Incontáveis vezes, o usuário espera horas para achar uma solução reportada para a comunidade. E em outros casos a solução é tão banal e fácil de encontrar, que não é respondido pelos membros da comunidade por preguiça de pesquisar. O conhecimento lhe oferece este poder, aprenda para depender menos, ou não depender, assim você enconomiza seu tempo, e da comunidade para ajudar realmente aqueles que precisam.

    4 – Não existe desculpa, estude.

    Não existe desculpa para você não estudar linux. Quantas vezes deparou com alguém comprando um livro de Excel, Word, ou com o tema “Aprenda a usar o Windows”. Ah, um curso básico de informática, é o mais comum. Isto são apenas alguns exemplos. Se usuários de Windows ou MAC compram livros para aprender, porque você não pode fazer o mesmo com o  Linux? O trabalho é mesmo, você irá caminhar pelo mesmo processo de aprendizado: dúvidas, tentativa e erros, enfim, o que muda é o tema, as dificuldades e os desafios estarão no caminho, mas todos estão ai para serem superados.

    Referências para estudo:

    O Guia Foca é um ótimo ponto inicial. Assim não terá custos. Existem vários sites e videos no youtube para aprendizado e gratuito. Para acessar o Guia Foca Clique aqui

    O livro e o curso do site Certificação Linux é muito bom. Conteúdo com uma linguagem simples, fácil de compreender. Clique Aqui

    Outro livro completo e com ótimo conteúdo é o livro Descobrindo o Linux 

    Nos sites de busca, você encontra muito conteúdo para estudo e gratuito. Mas os livros são uma ótima fonte de informação. Nunca dispense um bom livro.