Personalizando seu Gnome Desktop

    0
    10

    Muitos usuários que estão começando no mundo linux ou até mesmo que ainda não utilizaram o ambiente Gnome, tem dificuldades em customizar o ambiente. No entanto, o ambiente é fácil de utlizar ou personalizar. Abordarei apenas algumas extensões, que por sua vez, pode ser utilizado facilmente em qualquer distribuição linux, sem nenhum conhecimento de comandos no terminal linux.

    Este belo ambiente gráfico possui Tweak que facilita algumas modificações, com apenas 1 click. Primeiramente utilizando o navegador Firefox clique neste link.
    Procure por Dash to Dock e habilite clicando em ON,conforme imagem abaixo. Logo terá que clicar em instalar.
    Como pode ver na imagem abaixo, é possivel configurar a posição do dock, ocultar inteligente, tamanho dos ícones, dentre outras configurações.

    dash-to-dock-gnomeTambém podemos deixar o dock transparente, tornando seu ambiente mais atraente.

    aparencia-dash-to-dock

    Agora vamos falar sobre a extensão Activities Configurator
    Para deixar seu painel superior transparente é necessário instalar esta extensão, que além de deixar seu painel transparente, também permite outras configurações. Clique aqui para acessar o site e habilite a extensão.

    Abra o gnometweaktool e configure conforme a imagem:

    activities-configurator

    E o resultado você pode visualizar abaixo, com estes pequenos ajustes. Logicamente que o Gnome oferece muito mais, e com o tempo, lendo a wiki, testando as extensões, aos poucos deixará seu ambiente personalizado, ao seu gosto.

    E não se esqueça, o Gnome é um ambiente gráfico com inúmeros recursos e ferramentas avançadas, amado por uns e odiado por outros. E logo terá mais dicas para o Gnome.