Grub2 – Definindo um sistema padrão no boot

    0
    117

    O Cuca Digital voltou. Devido a problemas com hospedagem, e lentidão no site, tive que mudar para um VPS para obter melhor desempenho e suporte. Por este motivo o site ficou fora por várias semanas, até resolver estes detalhes.
    Vamos continuar com o tutorial para o Grub2. Para você que está conhecendo agora o Cuca Digital ou não viu o tutorial de dicas simples para personalizar o grub, estou continuando com um tutorial básico para definir um sistema padrão para o Grub.

    Se você tem windows e linux instalado em seu hd, ou várias distribuições linux (o que é muito comum), como por exemplo: Manjaro, Ubuntu, Debian e Fedora, e deseja mudar o sistema padrão para iniciar automaticamente pelo grub, siga as dicas abaixo para conseguir fazer esta modificação no grub facilmente.
    Primeiramente, você necessita verificar as entradas. Copie e cole no terminal, o abaixo para verificar:
    sudo grep menuentry /boot/grub/grub.cfg

    Será exibido várias outras entradas, incluse as de recovery e memory test, se estiver habilitado. Eu citarei o exemplo do manjaro, irei copiar o que estiver dentro das aspas simples.
    Após copiar o texto vamos editar o grub. Digite o comando abaixo:
    sudo nano /etc/default/grub

    O editor usado pode ser qualquer um de sua preferência: gedit, nano, vim, etc. Localize o GRUB_DEFAULT e cole a entrada do sistema que deseja iniciar como padrão, porém com aspa dupla, conforme esta destacado abaixo:

    GRUB_DEFAULT=”Manjaro Linux (Kernel: 4.4rc4-1-MANJARO x64)”GRUB_TIMEOUT=5
    GRUB_DISTRIBUTOR=”Manjaro”
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”
    GRUB_CMDLINE_LINUX=””

    Salve o arquivo e execute o comando para atualizar o grub.
    sudo update-grub

    Após isto é so reiniciar o sistema.

    Referência: GRUB/GNU