Manjaro com lentidão para atualizar? Saiba como resolver.

    0
    157

    O manjaro linux é um sistema fácil e pronto para uso. Apenas instalar e atualizar. Em alguns casos apresenta lentidão para atualizar, e o sistema lhe dá a liberdade de alterar os repositórios facilmente através do Pamac ou o Pacman-mirrors.

    Por padrão o espelho do repositório está como Mundial, e os espelhos estão configurados para listar por velocidade. Porém nem tudo são flores e em alguns casos é necessário alterar os espelhos ou executar um comando para sincronizar todos os espelhos (mirrorlists) para conseguir atualizar seu sistema.

    O processo é simples, e não há necessidade de editar nenhum arquivo, facilitando a vida dos usuários novatos no sistema. Bom, vamos lá, vou mostrar várias formas de como resolver isto facilmente.
    Execute o comando pelo terminal:
    sudo pacman-mirrors -c all

    Este comando sincroniza todos os espelhos (mirrorlists), buscando por tempo de conexão e país. Isso quase sempre resolve o problema.
    Um outro comando para sincronizar, caso o comando citado acima não resolver o problema:
    sudo pacman-mirrors -g

    Uma outra forma simples de resolver é utilizando o Pamac. Digite pamac na busca do menu ou localize “Atualizações de programas“.
    Ao clicar em Preferências, clique em Repositórios oficiais:

    1.  Em Use espelhos a partir de selecione Mundial.
    2. Em Classificar espelhors por selecione Velocidade.
    3. Clique em Atualizar lista de espelhos e feche após sincronizar.

    Existe outra forma muito interessante de fazer um espelho personalizado de forma simples e intuitiva. Além disto é possivel ver os paises e o tempo de conexão, facilitando selecionar todas as mirros que deseja, filtrando ao seu gosto e necessidade.
    Vá ao terminal e digite o comando:
    sudo pacman-mirrors -i -c all

    Será feito um sincronismo de todos os espelhos,  e será exibido em modo gráfico todos os espelhos e o tempo de conexão. Perceba que o menor tempo é o espelho mais rápido. Desça a barra de rolagem para visualizar todos, e selecione os que desejar. Para finalizar clique OK.
    Finalizado digite o comando:
    sudo pacman -Syyu

    Uma forma ainda mais simples, executando o comando abaixo será selecionado os 3 espelhos mais rápidos. Se desejar mais espelhos altere o valor 3 para 10, ou qualquer outra quantidade.
    sudo pacman-mirrors -f 3

    Será exibido um resultado similar, porém o sincronismo será mais rápido.
    E não esqueça de sincronizar com o comando:
    sudo pacman -Syyu

    Simples não é mesmo?
    Desfrute da simplicidade.

    Para saber mais sobre o pacman acesse aqui

    Viva o Linux! Viva o Manjaro Linux!

    Referência:  WIKI MANJARO