Como ser Pró-eficiente no Linux – Parte 1

    0
    13

    Como todos já sabem, o Linux Torvalds criou o linux, e é um sistema operacional voltado para performance e padronização, ou seja, é um sistema que nasceu para ser seguro, estável, rápido, prático e completo. E quando nos referimos a padronização, estamos englobando todos os aspectos do mesmo, como linguagem , formatação, administração de serviços como: apache, nginx, ldap, dentre outros.

    E com tantos comandos, você já se perguntou: ” Ei, o que significa ls ? Ou cat ?”. Eu aposto que sim. Os comandos do linux são abreviações de termos técnicos na linguagem padronizada, nada menos que o Inglês. Não é necessário ser fluente no idioma, e isto não quer dizer que não irá domina-lo. No entanto, facilita muito o aprendizado conhecer os termos técnicos, que estão em inglês,  acelerando o aprendizado, e facilita na leitura de uma wiki ainda não traduzida, por exemplo.

    Primeira dica – DECORAR JAMAIS!

    Nunca decore nada! Decorar é uma ilusão de aprendizado, trazendo o esquecimento com o passar do tempo, sobre um comando ou procedimento. Sempre entenda do porque você está fazendo isso ou aquilo. Além do seu cérebro assimilar o conhecimento adquirido, aguça o raciocinio e aumenta sua auto-estima. Busque compreender do porque de tal argumento em um comando, o porque de modificar tal linha em um arquivo de configuração etc.

    Segunda dica – MANUAIS

    Sempre leia com atenção os Manuais ou Readme do seu: o comando / programa / sistema. Esses arquivos são criados com a finalidade de mostrar todas as operações que tal aplicativo ou comando faz. E vai muito além, exibe informações de como configurar de acordo com sua necessidade.
    Costumo dizer: Para um profissional excelente. a teoria tem que estar com a prática“.

    Terceira dica – SE ESFORCE

    Não copie comandos ou peça que uma pessoa faça o que você tenha que fazer. Sempre procure aprender e adquirir conhecimento. Quando mais se esforçar, maior a linha de aprendizado. Abandone o Ctrl + C e o Ctrl + V, da sua vida, pois transmite um falso conhecimento, e quando se deparar com uma situação similar, porém um pouco diferente do texto copiado, não vai superar o obstáculo.

    Quarta Dica – APRENDA INGLÊS

    A maioria das tecnologias são produzidas e desenvolvidas para o idioma universal. Logo se usa a linguagem universal que é o inglês. Aprender ingles vai lhe poupar muito tempo e esforço. Os melhores livros sobre linux estão no idioma inglês. E muitas documentações ainda não foram traduzidas para o português, e ao utilizar o comando man ou help será exibido informações em inglês.

    Então é isso pessoal, essas são algumas dicas bem teóricas sobre linux, e algumas delas estão baseadas na minha experiência. Espero que tenham gostado e na próxima parte trarei curiosidades e conhecimentos sobre a aplicação prática dessas dicas.

    Obrigado e aguardem  a parte 2.