Manjaro – Uma distro para iniciantes

    0
    12
    Manjaro é uma distro com base no Arch Linux, criada com foco no usuário final.
    A distro foi fundada em 2012 e tem crescido desde então. Com o seu constante crescimento, temos muito conteúdo na internet sobre o distro. E o que não é encontrado com o nome manjaro, pode-se pesquisar as mesmas coisas para o Arch, já que o Manjaro utiliza pacman e Aur, e sua base é atualizada.

    Para usuários mais familiarizados com o sistema Linux, apenas procurar informações na wiki do manjaro ou arch já é o suficiente, e é gigante o conteúdo de informações em sua base.

    E qual a vantagem de usar?

    O manjaro têm tudo que necessita. Além dos programas padrões necessários para uso geral, a distro possui uma ótima detecção de hardware e possibilita com apenas 1 clique, instalar os drivers proprietários ou open-source, e como sempre atualizados. A equipe manjariana sempre esta melhorando o Manjaro Settings, que utiliza shellscripts para facilitar a vida dos usuários, como por exemplo: instalar drivers, kernels, pacotes de idiomas.

    Diferente das demais distros, que precisa usar scripts para instalar um kernel mais recente, ou compilar (para os mais experientes), o manjaro possui uma ferramenta para instalação do kernel, listando se é uma LTS (Longo tempo de suporte) ou se já esta em EOL (fim de vida). E além disto informa qual kernel você subiu a distribuição. Realmente é impossível ser mais fácil que isto.  

    Múltiplos sabores, só escolher

    Oficialmente a equipe de desenvolvimento apenas da suporte ao XFCE, KDE e Netinstall. Com o crescimento da comunidade hoje temos inúmeros ambientes, prontos para uso, e com manutenções periódicas: Gnome, Deepin, Cinnamon, i3wm, etc. Lembrando que estes ambientes são mantidos pela comunidade.

    Para informações de todos os ambientes que a comunidade disponibiliza: Clique Aqui

    Fácil de instalar programas

    O pacman é muito fácil de usar. Para usuários de ubuntu, debian e linux mint, pode parecer um pouco confuso, devido utilizar apt-get. No pacman e yaourt é facil pesquiser programas e instalar, sem adição de repositório ou ppa. O banco de dados é atualizado constantemente e a comunidade archiana é ativa e participativa.

     

    É fácil instalar o Manjaro?

    Uma das características do arch é sua velocidade e pacotes atualizados constantemente. Logicamente o manjaro herdou estas características. No entanto, o arch não é tão intuitivo, necessitando seguir a wiki para instalar o sistema via terminal.

    O manjaro têm 2 instaladores gráficos: Calamares, o Thus e o modo-cli. O calamares é o mais recente, e o intuito é deixar bem simples o processo de instalação. Caso apresente algum problema, é só mudar de instalardor e usar o Thus. Este instalador é bem estável e também é bem simples de usar.