Debian – Instale facilmente Ambiente Gráfico usando tasksel

    0
    158

    Muitos usuários não começam utilizando o Debian por simplesmente pensar que a distro é dificil, e vai em busca de outras distribuições derivadas como o Ubuntu, Mint, Deepin, etc.
    Há muito conteúdo, dicas e tutoriais na internet sobre a distribuição Debian, facilitando muito o aprendizado, e principalmente na sua primeira experiência de usuário. Porém, Debian é Debian, e também possui recursos e ferramentas para facilitar a vida de todos.

    Conheça o Tasksel

    O pacote tasksel possui uma simples interface, utilizado durante o processo de instalação do Debian, e que por sua vez pode ser executado a qualquer momento na pós-instalação do sistema. O tasksel é usado para instalar um conjunto de pacotes ou removê-los de acordo com sua necessidade. Não há segredos, ou comandos difíceis, e sua real intenção é ser prático.

    #Atenção: Execute o comando como root.

    Primeiro é interessante consultar quais conjuntos de pacotes está disponível e quais são os pacotes disponiveis.

    tasksel --list-tasksNo resultado apresentado, é exibido  instalados, como exemplo: cinnamon-desktop, print-server, laptop. É apresentado do lado esquerdo i ou u, que representa:
    i = instalado (Installed)
    u = desinstalado (Uninstalled)

    Vamos visualizar qual o nome da tarefa.
    tasksel --task-packages laptop

    Foi retornado o resultado: task-laptop
    Vamos ver quais os pacotes disponiveis em task-laptop? Execute o comando abaixo, e caso queira aprender mais sobre o gerenciador de pacotes, clique aqui.
    apt show task-laptopAs tarefas encontra-se no diretório:
    /usr/share/tasksel/descs/

    O arquivo debian-tasks.desc contém todas as tarefas. Use o comando grep para visualizar melhor o resultado.
    grep Task /usr/share/tasksel/descs/debian-tasks.desc

    Vamos instalar?

    Agora que já entendeu e está ciente do que instalar, essa é a parte mais fácil. Vou repetir, execute o comando como root, ok?
    tasksel
    Use as setas para cima ou para baixo, e para selecionar pressione backspace. Pressione a tecla tab e depois enter para confirmar.
    Selecione o ambiente gráfico desejado disponível: Gnome, Xfce, Kde, Cinnamon, Mate ou Lxde. O processo inicia baixando os pacotes necessários e depois instala automaticamente. Dependendo da quantidade de pacotes selecionados pode demorar um pouco.

    Use Debian, a distribuição universal.

    Referência: Debian Wiki