Debian – Instalação minima do Gnome

    0
    16

    O Gnome (GNU Network Object Model Environment) é alvo de grandes críticas ainda hoje, mas ainda assim é bastante utilizado. Há muitos adetos desta DE (Desktop Environment), e se você adaptou-se ao Gnome, e gostaria de uma instalação minima, então esta no caminho certo.

    É muito comum utilizar o Ambiente Gráfico com todas as ferramentas, apps e recursos que vem por padrão no Gnome, e muitos usuários não sentem a necessidade de usar alguns apps ou ferramentas disponibilizadas. Por exemplo, alguns não utilizam o player de video Totem que já esta incluso no ambiente Gnome, e instalam o VLC por ser considerado um dos players mais completos. Então antes de fazer uma instalação padrão pelo Taskel ou instalando o gnome-core, siga as etapas descritas aqui para conseguir uma instalação minima do gnome.
    Veja uma instalação minima do Debian + Gnome, incluindo a Steam e o Firefox.Antes de continuar, é altamente recomendado que tenha feito uma instalação minima do Debian, assim não terá problemas com dependências, pacotes desnecessários, deixando seu Debian mais “enxuto”, com poucos pacotes (apenas o necessário).

    Lembrete:
    Lembrando ao leitor que essa instalação é recomendada apenas para pessoas que gostam de uma instalação customizada, não sendo obrigatória.

    Então vamos lá, vamos instalar o Gnome.

    [sudo apt install gdm3 gnome-session gnome-shell  gnome-control-center gnome-terminal nautilus gnome-icon-theme gnome-tweak-tool –no-install-recommends]

    Agora instale os pacotes importantes: pulseaudio e o NetworkManager

    [sudo apt-get install pulseaudio –no-install-recommends]

    E não podemos esquecer do NetworkManager.

    [sudo apt install network-manager-gnome]

    O pacote abaixo apenas é necessário para conectar no wifi.

    [sudo apt install wpasupplicant]

    Reinicie o sistema.

    Referência: Debian Wiki