Timeshift – Backup e restauração no Manjaro

    0
    20

    Timeshift é uma ferramenta que se assemelha ao recurso de restauração do Sistema Windows, com maior controle de gerenciamento. O Timeshift protege criando vários arquivos de restauração (snapshots) em intervalos definidos por padrão ou configurado manualmente.
    No modo RSYNC, os snapshots são obtidos usando rsync e hard-links. Arquivos comuns são compartilhados entre os pontos, o que economiza espaço em disco, podendo ser navegado com um gerenciador de arquivos.Os arquivos do usuário, como documentos, fotos e músicas, são excluídos do backup. No entanto mesmo restaurando o sistema para uma data anterior os arquivos não serão apagados, restaurando apenas as configurações e arquivos do sistema, deixando seus arquivos, documentos, etc, intactos.Timeshift requer pouca configuração. Basta instalá-lo, executá-lo pela primeira vez e criar o primeiro ponto de restauração. É altamente recomendável configurar para criar backups em intervalos regulares, acessando as configurações do aplicativo.Por padrão, o backup é salvo na raiz do sitema (/timeshift), sendo recomendado alterar para uma outra partição ou hd externo. É possíve configurar para criar backups: Por hora, diariamente, semanalmente, mensalmente e na inicialização.Os snapshots de inicialização fornecem um nível adicional de backup e são criados sempre que o sistema é iniciado. E estes são criados com um atraso de 10 minutos para que a inicialização do sistema não seja afetada.Timeshift é projetado para proteger arquivos e configurações do sistema. Não é uma ferramenta destinada a proteger os dados do usuário. Todo o conteúdo dos diretórios base dos usuários é excluído do snapshot por padrão.Possui duas vantagens:
    1.  Você não se preocupa em sobreescrever os seu arquivos atuais para um data anterior, pois os arquivos mantem inalterados após a restauração.
    2.  Sua coleção de músicas e vídeos em seu diretório pessoal não desperdiçará espaço no dispositivo de backup.

    • [message]
      • ##check## Atenção:
        • Não é recomendável incluir dados do usuário em backups, pois ele será substituído quando você restaurar o instantâneo. No entanto é possível, porém isso deixa o seu snapshot muito grande, consumindo muito espaço em seu hd.

    E não se esqueça: Restaurar backups do sistema em execução requer uma reinicialização para concluir o processo de restauração. Então fique atento, depois que restaurar, reinicie.
    Para instalar o Timeshift no Manjaro é simples:

    [sudo pacman -S timeshift]

    E para abrir execute no terminal:

    [sudo timeshift-gtk]

    Desinstalando o Timeshift:

    [sudo pacman -Rnsc timeshift]

    Referência: Timeshift GithubTimeshift Site