Navegador Falkon – Como instalar no Debian Stretch e Manjaro

    0
    433

    Falkon é um navegador da Web do KDE que usa o mecanismo de renderização QtWebEngine, anteriormente conhecido como QupZilla. O seu objetivo é ser um navegador leve disponível em todas as principais plataformas e desde o início o Falkon tornou-se um navegador rico em recursos.

    Esse navegador possui todas as funções  que você espera de um navegador, e ainda possui bloqueio de anúncios (AdBlock) integrado. A primeira versão do QupZilla foi lançada em dezembro de 2010 e após algumas versões, o QupZilla foi completamente reescrito em C ++ com o Qt Framework. O primeiro lançamento público foi 1.0.0-b4. Até a versão 2.0, o QupZilla estava usando o QtWebKit. O QtWebKit agora está obsoleto e novas versões estão usando o QtWebEngine.

    Desde a versão 3.0 o QupZilla não é mais desenvolvido e novas versões são lançadas com o nome Falkon como um projeto do KDE. A melhor forma de instalar o navegador Falkon é pelo Flatpak, principalmente por ser escrito em QT5 e necessita de dependências de pacotes, mas nada impede de instalar pelo gerenciador de pacotes de sua distribuição. Se você ainda não leu sobre o flatpak e como instalar e usar, recomendo que leia esse artigo.

    Instalando o navegador Falkon via flatpak

    Debian
    sudo apt install flatpak

    Manjaro
    sudo pacman -S flatpak

    Configurando o flatpak e instalando o navegador
    flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

    flatpak remote-add --if-not-exists kdeapps --from https://distribute.kde.org/kdeapps.flatpakrepo

    flatpak install kdeapps org.kde.falkon

    Instalando o navegador pelo gerenciador de pacotes

    Manjaro
    sudo pacman -S falkon

    Debian Stretch
    Infelizmente a distro Debian Strech não possui candidato de instalação para o navegador Falkon. Esse pacote stá disponível atualmente apenas para o repositório Testing e Unstable. Se estiver instalado o Debian Testing (Buster) é um processo simples.
    sudo apt install falkon

    Referência: Falkon Site Oficial