Etcher – Grave imagens Linux no Pendrive ou Cartões SD

    0
    307

    O Etcher é um programa de interface amigável, fácil de usar e com uma compatibilidade surpreendente de gravação para as mais diversas imagens de Distribuições Linux e desenvolvido pela empresa Resin-io. Grave imagens em cartões SD ou pendrive de forma segura e fácil.
    O Etcher foi desenvolvido com tecnologias da Web para garantir que a gravação de um cartão SD ou pendrive seja uma experiência agradável e segura. Ele protege você de gravar acidentalmente em seus discos rígidos, garante que todos os bytes de dados foram escritos corretamente e muito mais. E não se preocupe, pois o Etcher funciona em Multiplataformas, ou seja: Linux, Mac e Windows. Grave seu pendrive do linux em qualquer sistema, não importando se seu sistema é 32 ou 64bits, pois ele é compatível nas duas arquiteturas.

    Instalando no Debian.

    Abra seu terminal. Adicione o repositório etcher no sources.list.d:
    echo "deb https://deb.etcher.io stable etcher" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/etcher.list

    Instale a dependência:
    sudo apt install dirmngr

    Adicione a chave:
    sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 379CE192D401AB61

    Atualize e instale o pacote Etcher
    sudo apt update
    sudo apt install etcher-electron

    Removendo o Etcher
    sudo apt remove --purge etcher-electron
    sudo apt autoremove

    Apague o repositório criado
    sudo rm /etc/apt/sources.list.d/etcher.list

    Instalando no Manjaro

    O Etcher está disponivel na versão mais recente pelo repositório AUR (Arch User Repositório). Instale pelo terminal, pamac ou octopi. Fica a seu critério.
    Pelo terminal você precisa do gerenciador de pacotes AUR. Existem vários mas iremos usar o yay. Instale pelo yay ou substitua por outro de sua preferência. Abra o terminal e instale
    yay -S etcher --noconfirm

    Para remover:
    sudo pacman -Rnsc etcher

    Instalando pelo Pamac

    O Gerenciador Pamac é uma ferramenta muito simples e eficiente para adicionar e remover pacotes do Manjaro. Esta disponível nas principais imagens do Manjaro como o Xfce, Gnome, Deepin e outros, com excessão do KDE que utiliza o Octopi. O pamac é resposável pelo atualização dos pacotes do sua distro Manjaro, sendo útil para atualizar e instalar pacotes de forma intuiva e gráfica. da do que você deseja instalar ou remover e clicar no botão Localizar. Quando você quiser pesquisar AUR (= Arch User Repository), marque a opção Pesquisar AUR.
    Vamos lá? Abra o pamac, clique em preferências:
    Digite sua senha e confirme:
    Agora simplesmente habilite o AUR e clique em fechar.

    Agora é simples, clique na lupa do lado direito e pesquise o programa desejado, que nesse caso específico é o pacote Etcher.
    Clique 2x em cima do pacote e depois Instalar. Digite sua senha e pronto. Simples não é mesmo?

    Pelo Octopi é tão simples quanto. Tudo é muito intuitivo no Manjaro.
    Agora abra o programa Etcher, selecione a imagem baixada em formato iso. Como o programa é intuitivo e simples de usar não terá dificuldades.

    Referência:  Site Oficial Etcher