Gnome 3.32 está com data de lançamento definida

    0
    344

    O Gnome 3.30 foi lançado recentemente e o cronograma de desenvolvimento não para. Foi definido a data de lançamento para o Gnome 3.32, com o cronograma completo para a próxima versão estável.

    Programação de lançamento do GNOME 3.32

    A próxima versão estável do Gnome já foi definida para o dia 13 de março de 2019 e a notícia foi publicada na wiki do gnome. O lançamento estável do gnome sempre é em números pares e no site oficial está informando o lançamento do Gnome 3.31 que é uma versão em desenvolvimento instável. Mas isso é o ciclo normal do Gnome, sempre começa seu desenvolvimento com uma versão ímpar (instável) e conclui o lançamento da nova versão par (estável).

    Antes da versão final, saberemos mais detalhes sobre os novos recursos, mas nada em especial relatado. Mas nas semanas que segue, mais precisamente no desenvolvimento da versão (GNOME 3.31.1) no dia 10 de outubro,  descobriremos qual será o recheio do bolo. Melhorias no servidor gráfico wayland já é esperado.

    Mas o marco está nas 3 principais datas nesse calendário de desenvolvimento. O primeiro foco no desenvolvimento ocorre em com a versão Gnome 3.31.1 em 10 de outubro.

    GNOME 3.32 Beta 1 6 de fevereiro de 2019
    Candidato a lançamento do GNOME 3.32 6 de março de 2019
    Lançamento estável do GNOME 3.32.0 13 de março de 2019

    E as novidades do GNOME 3.32?

    O GNOME 3.32 ainda está na caxinha de pandora. Não sabemos com certeza o que poderá vir, mas é possível algumas dessas mudançasÇ

    • Tema de ícones redesenhado – veja aqui
    • Melhorias no servidor gráfico wayland.
    • GTK4 – Bem provável seu lançamento para essa nova release.
    • Melhorias de desempenho (Diminuir o consumo de ram seria bem vindo)
    • Novas telas de Login e Bloqueio – veja aqui

    Há muito o que esperar desse novo lançamento. Eu particularmente torço muito para surgir grandes melhorias e não apenas novidades. Com tantas mudanças (principalmente de desempenho) que ocorreu com KDE nesses últimos meses, como por exemplo o baixo consumo de memória-ram, espero que o Gnome não esqueça desses detalhes que faz toda a diferença.

    Referência: OMGUBUNTU