Instalando o Virtualbox no Manjaro

    0
    223

    Virtualbox é o programa de virtualização mais utilizado pelos usuários. É muito comum usuários linux testarem suas distros, programas, compilações, além de ser seguro e prático. Mas uma dúvida comum para usuários leigos no assunto sobre o virtualbox, é que antes de instalar é necessário habilitar no Bios o suporte Intel Virtual Technology (Intel VT) para processadores Intel, ou AMD-V para processadores AMD. Não habilitando a virtualização é apenas possíve instalar sistemas 32 bits. Nos notebooks atuais geralmente não têm esse recurso disponível para desativar/ativar, e a maioria das fabricantes  define por padrão o suporte a virtualização. Feito isso, o segundo passo é instalar o Virtualbox, e por fim é recomendado reiniciar.

    Vamos para o básico. Verifique qual é a versão do kernel em uso. O manjaro usa por padrão o kernel 4.14.XX-X-MANJARO. Se vc não instalou uma versão nova do kernel então é este mesmo. Mas confira antes de prosseguir. Digite o comando abaixo:
    uname -r

    Agora vem o principal mas faça com atenção.
    sudo pacman -S virtualbox

    Durante o processo de instalação será necessário selecionar o Módulo de Host. Esse módulo deve ser a mesma versão do kernel que está em uso. Se for o kernel 4.14, então selecione o número que exibe o kernel 4.14, pressione ENTER para continuar. Não esqueça de selecionar o módulo de acordo com o seu kernel instalado.

    Conluindo a instalação, adicione seu usuário no grupo vboxusers. Apenas tenha atenção onde está escrito seu_usuario é onde deva colocar seu user do sistema.
    sudo gpasswd -a seu_usuario vboxusers

    O ideal após a instalação é reinciiar o sistema. Mas se quiser usar imediatamente sem reiniciar, execute o comando.
    sudo vboxreload

    Uma atenção especial. Havendo múltiplos kernels instalados no seu manjaro é necessário instalar outros módulos. Pesquise os módulos disponíveis e instale de acordo com o kernel que você possui.
    pacman -Ss virtualbox-host-modules

    Veja abaixo:Agora  é só usar. Não é complicado instalar, só necessita de atenção.

    Desinstalando o Virtualbox

    Para desinstalar o Virtualbox é um comando simples.
    sudo pacman -Rnsc virtualbox

    Será removido o virtualbox e todas as dependências.

    Referência: Manjaro Wiki