Mailspring – Ótima alternativa ao Thunderbird – Instale no Debian e Manjaro

    0
    138

    Mailspring é um cliente de email moderno, na verdade uma nova versão do Nylas Mail mantida por um dos autores originais. O Mailspring é um cliente de email mais rápido, com baixo consumo de ram e processamento e com interface elegante. Ele também tem um compositor totalmente renovado, interface limpa, com temas simples porém atraentes, e outros grandes recursos. Não podemos esquecer que possui integração com múltiplas contas de email pelo protocolo IMAP (Gmail, Yahoo e Outlook).

    A interface do usuário do Mailspring é Open source (GPLv3), escrito em JavaScript com o Electron e o React e possui ótimos recursos, como por exemplo: Caixa de Entrada Unificada, Snooze, Enviar Mais Tarde, Regras de Correio, Modelos, etc. A versão gratuita atende muito bem o usuário, no entanto, o Mailspring possui uma versão Pro que adiciona mais recursos como por exemplo: rastreamento de link e recibos de leitura, dentre outros recursos. Para saber mais detalhes acesse o site oficial clicando aqui.

    Instalando no Debian

    Abordaremos 2 métodos. Primeiro método voltado para usuários iniciantes e o Segundo método instalando usando o terminal linux.

    Primeiro Método
    Primeiramente instale o GDEBI. A idéia é instalar no modo gráfico. Abra o Gnome Software ou Synaptic e procure por Gdebi e instale. Ou execute o comando abaixo no terminal linux.
    sudo apt install gdebi

    Concluído a instalação, acesse o site e efetue o download. Acesse o link abaixo e clique em Linux (64 bits .deb).
    https://getmailspring.com/download

    Após concluir, vá na pasta de Download, localize o pacote mailspring. Clique 2x para instalar o pacote e será exibido conforme a imagem abaixo.
    É muito intuitivo, clique em Instalar Pacote, em seguida é exibido para digitar a senha. Quando a instalação for concluida baixando todas as suas dependências, finalize clicando em fechar.

    Segundo Método
    Abra o terminal, e digite os comandos. Resumindo: acesse diretório Downloads, baixe o arquivo de instalação do mailspring com o wget e instale o pacote com o comando dpkg.
    cd ~/Downloads
    wget "https://updates.getmailspring.com/download?platform=linuxDeb" -O mailspring
    sudo dpkg -i mailspring
    sudo apt install -f

    Desinstalando o cliente de email Mailspring
    sudo apt remove --purge mailspring
    sudo apt autoremove

    Instalando no Manjaro

    Na Distro Manjaro, mesmo a instalação no terminal é muito simples. O cliente de email está disponível no repositório AUR (Arch User Repository). O gerenciador de pacotes usado no exemplo abaixo é o yay. Existem vários outros, use um de sua preferência. Agora instale executando o comando abaixo:
    yay -S mailspring --noconfirm

    Para remover o Mailspring
    sudo pacman -Rnsc mailspring

    Pronto! Instalei e agora?

    Agora abra o Mailspring seguido de uma tela de “Bem Vindo ao Mailspring”. Clique em Get Started, conforme mostra a imagem abaixo.

    Agora a parte importante é fazer um cadastro rápido para criar seu Mailspring ID. Digite informações válidas. A criação do ID é necessária e se quiser alterar os dados futuramente (email ou senha) e até mesmo deletar sua Mailspring ID, acesse esta url.

    Concluído o cadastro, agora é simples, conecte-se a sua conta de email.  Selecione Gmail ou outlook, por exempo, e digite o email e a senha do seu correio. Será direcionado para permitir que o aplicativo Mailspring acesse sua conta, então clique em permitir. Agora é só aguardar sincronizar seus dados e isso pode demorar um pouco dependendo da sua conexão de internet.
    Para saber mais informações acesse o site oficial clicando aqui. O suporte é inglês, e se tiver dificuldade utilize o Google Chrome com o tradutor. O site tem uma boa documentação com as principais dúvidas. Vale a pena conferir.

    Referência: Mailspring Github