Manjaro e seus sabores – Review do Manjaro Deepin

    0
    209

    Manjaro é uma distro rápida, fácil de usar, com base na poderosa distro Arch. O foco da distro é facilitar o uso do linux, com todos os recursos e vantagens inspirados no Arch Linux, aliado com ferramentas poderosas e intuitivas desenvolvidas pela equipe Manjaro. Nesse artigo será abordado sobre o Manjaro Deepin em sua instalação mínima, fazendo uma análise das vantagens e desvantagens do ambiente gráfico Deepin. É uma versão não oficial, desenvolvida pela comunidade do Manjaro.

    Um pouco sobre o Deepin

    O Deepin Desktop Environment é um ambiente gráfico bonito, fácil de usar, seguro, confiável e suporta mais de 30 idiomas. Porém o Deepin não é um ambiente gráfico recente. Antigamente ele era um fork do Gnome 3, passou por mudanças, e em 2014 foi reformulado, focado na experiência fácil de usar, designer bonito e aplicações próprias para o uso diário: Deepin Store, Deepin File Manager, Deepin Terminal, Deepin Image Viewer e Deepin Movie. A partir de 2014 que houve muitas conquistas, um crescimento rápido, remodelado algumas vezes focado na melhor experiência para o usuário final.

    Manjaro + Deepin = Distro Estupidamente fácil

    O Deepin fornece para o usuário uma experiência realmente única, não apenas por sua elegância, mas também por ser muito amigável. Também possui um pouco de flexibilidade facilitada para personalizar de acordo com a necessidade do usuário. É simples trasformar seu Dock em um painel, ou mesmo mudar o painel de lugar (na parte superior, inferior ou nas laterais). Deepin realmente chega a ser ridículo de tão simples e dispensa customizações devido sua extrema elegância. Unindo toda essa beleza e facilidade com as ferramentas únicas do Manjaro, torna essa distro excelente e proporciona uma experiência única para os recém chegados no Linux. 

    Tela de Login e Botões de Desligamento

    Como já foi dito, o Deepin é tão belo que dispensa customizações, porém é possível fazer algumas alterações. Por exemplo, é facilitada a alteração do background da tela de login. Todos esses efeitos e uma tela de login pronta e elegante poupa para o usuário um precioso tempo. Alguns usuários de Linux só querem instalar e usar o sistema sem ficar aprendendo formas de personalizar para deixá-lo bonito e agradável. Para esses usuários o Deepin é recomendado.
    Os botões de Desligar, Bloquear, Reiniciar, dispensa comentários.  Veja abaixo:

    Área de Trabalho

    Por padrão o Manjaro Deepin vem configurado com a dock centralizada na parte inferior da tela, conforme a imagem abaixo.
    Nada impede alterar a dock para o Modo Eficente, deixando a barra extendida, podendo também alterar a posição do painel, ocultar inteligente ou sempre ocultar. O tamanho do Menu também é facilmente ampliado ou diminuído.


    Perceba que o menu pode ser alterado de duas formas: Conforme as imagens acima o Menu está compacto, e na imagem ao lado o Menu é Expandido. Perceba que as customizações da interface é realmente simples, dispensando conhecimento para aplicá-las. No entanto o Deepin se limita a isso,
    apenas algumas pequenas modificações, no menu, dock, wallpaper, temas, e outras customizações no ambiente. Para muitos usuários isso pode lhe atender muito bem, e para outros usuários nem tanto. Existe vários ambientes gráficos ou window manager para cada tipo de usuário.

    Wallpapers e mais Wallpapers

    Papéis de parede tem pouca importância, pois o próprio usuário pode baixar o que desejar, e na internet isso é facil de encontrar. Mas sinceramente, o Manjaro Deepin possui vários Walpapers de cair o queixo, dando um certo charme.
    Mas o ponto forte aqui não é exatamente os papéis de parede, mas a forma como são exibidos para aplicá-los. Isso realmente acrescenta mais personalidade no Deepin. A forma de exibição e a praticidade de definir o walpaper, para a Área de Trabalho e a Tela de Bloqueio, é diferente e dá um gostinho a mais nesse sabor Manjariano. (risos)

    Informações Adicionais

    A imagem da instalação mínima do  Manjaro Deepin tem aproxidamente 1,5 gb, disponível apenas 64bits. Para baixar clique aqui.
    A Central de Controle do Deepin é exibido na lateral direita, conforme a imagem acima. Todas as configurações está centralizado ai mesmo. Essa é outra característica desse ambiente, centralizando todas as configurações na lateral direita do seu sistema como por exemplo: Gestão de Energia, Contas, Tela, Rede, Buetooth, Som, Teclado e Idioma.

    Programas Padrões e Desempenho

    O consumo de recursos do Deepin esta um pouco acima dos padrões do linux. O consumo de memória chega a quase 800 mb ao iniciar. Apesar do consumo fora dos padrões, os desenvolvedores desse ambiente gráfico chinês tem esforçado para diminuir  esse consumo em seus novos lançamentos.

    Alguns programas disponíveis por padrão no sistema:

    • Navegador Firefox
    • Hexchat (Aplicativo de Chat)
    • Deepin Movie (Player de Video)
    • Mpv Media Player (Player de Video)
    • Deepin Terminal
    • Pamac (Instalador de Programas)
    • Gedit (Editor de Texto)
    • Deepin File Manager  (Gerenciador de Arquivos)
    • Gufw (Firewall Gráfico)
    • Deepin Calendar (Calendário Deepin)

    Total de pacotes disponíveis após instalar: 714
    O desempenho do Deepin foi satisfatório, com recursos bem polidos e nenhum momento houve qualquer travamento. Ainda o consumo de memória-ram pode incomodar alguns usuários, no entanto os computadores atuais possuem memória suficiente (geralmente 8gb) e suporta o Deepin sem problemas.
    E então o que achou do Manjaro Deepin? Compartilhe sua experiência conosco.

    ANÁLISE GERAL
    Facilidade de Uso
    10
    Desempenho
    7
    Quantidade de pacotes
    10
    Programas Padrões
    9
    Consumo de RAM
    6
    Facilidade para Customizar
    10
    Elegância
    10
    Sérgio Sant'Ana Júnior
    Sou Fundador do CucaDigital e Analista de TI.. Apaixonado por tecnologia e principalmente por sistema operacional linux e android, sempre divulgando o uso do linux para Desktop e Games, focado nas distribuições Debian e Manjaro.