Manjaro e seus sabores – Review do Manjaro Openbox

    0
    446

    Manjaro é uma distro rápida, fácil de usar, com base na poderosa distro Arch. O foco da distro é facilitar o uso do linux com todos os recursos e vantagens inspirados no Arch Linux, aliado com ferramentas poderosas e intuitivas desenvolvidas pela equipe Manjaro. Com tantos recursos e facilidade para o usuário final, não é por menos que alcançou maior popularidade no site DistroWatch.

    Nesse artigo, iniciaremos uma série dentre muitas outras, sobre a distro Manjaro e seus sabores, com o foco na instalação mínima. Será  abordado as vantagens, consumo de recursos, e os principais pacotes por padrão do Manjaro Openbox, dentre outros fatores.

    Download e Instalação

    Manjaro Openbox não possui versão 32 bits disponível para download e sua versão 64 bits possui exatamente 1.26 GB. A etapa de instalação concluiu em menos de 6 minutos  e o teste foi realizado no Notebook Acer VX5 core i5.

    Iniciando – O GRUB e Tela de Login

    O grub e o Gerenciador de Login possui o mesmo background escuro com a logo do Manjaro. Percebe-se o esforço da comunidade em trazer o melhor do Manjaro com um toque de beleza. Supreendeu-me utilizarem o Lightdm no Openbox, porque o Slim é muito leve, customizável e requer menos dependências que o Lightdm. Em se tratando do Openbox poderiam ter levado em consideração o Slim. No entanto o Lightdm também é leve e estável.

    Primeiras impressões ao Logar

    Nas imagens do artigo você verá dois menus. Na imagem acima o menu do Openbox, mantendo o padrão sem nenhuma customização e na imaggem abaixo verá o Jmenu, ambos não são intuitivos para personalizar. O Jmenu deu um ar mais elegante no Openbox. A barra superior (Polybar) foi uma boa escolha e quase não consome recursos do sistema, além de seu alto poder de customização.
    Seguindo a mesma linha do Manjaro i3, bspwm, o conky está presente: exibindo informações e consumo de recursos básicos. E os atalhos do teclado está visível para usuários iniciantes se acostumarem.

    Na barra inferior o tint2 (barra de status), facilmente personalizável, usada para mostrar dados, abas, aplicativos abertos, sendo possível alterar o tema. Veja nas imagens a seguir.
    Para tornar o Openbox ainda mais produtivo está disponível o Rofi Laucher. Pressione Alt + F2 ou Ctrl + Space e digite o nome do programa que deseja abrir, veja a imagem abaixo.

    Programas padrões

    Alguns programas poderia facilmente serem substituidos por outros. Por exemplo, os players SMplayer e Mpv poderia ter substituido usando o poderoso VLC. Outro programa desnecessário é o Sylpheed podendo ser substituído pelo tradicional Thunderbird. Mas ao mesmo tempo percebe-se os desenvolvedores quiseram sair do padrãozão..rsrsrs. Outro exemplo básico é o Chromium e na imagem oficial do Manjaro e algumas versões comunitárias o navegador padrão é o Mozilla Firefox.
    Por outro lado ganha pontos com alguns programas como Gparted e PcManFM, e o gerenciador de Pacotes Aur (yay) incluso no sistema, facilitando a instalação de pacotes do repositório AUR. Veja a lista dos principais programas:

    • DeadBeef (Player de Música)
    • SMplayer (Player de Video)
    • Xfburn (Gravador de CDd/DVD)
    • Mpv Media Player (Player de Audio e Video)
    • Chromium (Navegador Web)
    • Sylpheed (Email)
    • Pamac (Adicionar e Remover programas)
    • PCmanFM (Gerenciador de Arquivos)
    • Gparted (Editor de Partições)
    • yay (Gerenciador de Pacotes AUR)

    Algumas informações úteis

    A instalação padrão do Manjaro não utiliza tanto espaço em disco, assim como qualquer outra distribuição. No entanto, essa instalação mínima consome ainda menos espaço em disco devido a quantidade de pacotes instalados. O que deixou a desejar foi o consumo de memória, mesmo consumindo pouca RAM, por se tratar de um Gerenciador de Janelas, o consumo de RAM ideal seria bem abaixo dos 300mb. Ainda assim o desempenho geral do Manjaro Openbox é muito satisfatório.

    • Quantidade de pacotes: 772
    • Espaço em disco: 4.52 GB
    • Consumo de ram: 350 MB

    Para baixar o Manjaro Opebox agora mesmo clique aqui.
    Baixe, teste, dê sua opinião e compartilhe conosco.
    Abaixo, uma avaliação geral e sua nota final.

    ANÁLISE GERAL
    Facilidade de uso
    9
    Desempenho
    10
    Quantidade de pacotes
    10
    Programas padrões
    8
    Consumo de RAM
    7,5
    Facilidade de Personalização
    6
    Elegância
    9
    Sérgio Sant'Ana Júnior
    Sou Fundador do CucaDigital e Analista de TI.. Apaixonado por tecnologia e principalmente por sistema operacional linux e android, sempre divulgando o uso do linux para Desktop e Games, focado nas distribuições Debian e Manjaro.