Min – Navegador super leve para seu Manjaro e Debian

    0
    217

    Min é um navegador minimalista projetado para ser rápido e baixo consumo de recursos (memória, processamento e baixo consumo de energia e banda larga). A interface do Navegador Min é bem simples, agradável e com recursos para não perder o foco em sua navegação e leitura. A primeira impressão do usuário ao abrir o navegador Min é a simplicidade e o foco na navegação. Ele não foi projetado para ter inúmeros recursos e cumpre muito bem o que promete.
    Min é escrito inteiramente com CSS e JavaScript usando o Electron, e é um software de código aberto disponível no GitHub, com base no navegador Chromium. Em suas configurações está disponível para selecionar o seu site de Busca (DuckDuckGo, Google, Bing, etc), habilitar tema escuro, atalhos do teclado e bloquear o carregamento de imagens, scritps ou anúncios. O Min não possui extensões ou plugins, sua função limita-se apenas a navegação simples, rapidez, leveza e o foco na leitura.
    Alguns recursos do Navegador Min:

    • Informações de DuckDuckGo, Google, etc, na barra de pesquisa.
    • Bloqueio de anúncios e rastreadores incorporado
    • Pesquisa de texto completo para páginas visitadas
    • Lista de leitura
    • Aprimoramentos de guias (as guias abrem a direita e desaparecem quando inativas).
    • Tema escuro

    Min permite que você decida se deseja ver anúncios ou não. E quando você está usando uma conexão de internet lenta possui um recursos que permite bloquear scripts e imagens, fazendo que as páginas carreguem mais rápido e usem menos dados.

    Instalando no Debian

    O Min está disponível para sistemas 32 ou 64 bits.

    Para Debian 64 Bits clique aqui e baixe o Min.
    Para Debian 32 Bits clique aqui e baixe o Min

    Instale facilmente usando o Gdebi. Se já tiver instalado vá para o diretório de download e clique com o botão direito do mouse no arquivo .deb. Depois, vá para propriedades, você deve ver a opção de “abrir com“. Clique em Instalador de pacotes GDebi e depois Definir como padrão, conforme imagem abaixo. Após isso clique em fechar.

    Feito isso instale clicando 2x sobre o arquivo baixado, espere carregar e clique em Instalar (será solicitado a senha em seguida). Aguarde finalizar a instalalação e feche o aplicativo.
    Agora é so pesquisar pelo Navegador Min e abrir.

    Não tem o Gdebi instalado? Não tem problema, instale ele agora mesmo, executando o comando abaixo, depois siga os passos logo acima pra definir o Gdebi como padrão.
    sudo apt install gdebi

    Prefere instalar pelo terminal?

    Após baixar o arquivo acesse o diretório Downloads e instale seguindo os comandos abaixo:
    cd ~/Downloads
    sudo dpkg -i min*
    sudo apt install -f

    Agora apague o arquivo baixado.
    rm min*

    Deseja remover o Navegador Min? Execute os comandos abaixo:
    sudo apt remove --purge min
    sudo apt autoremove

    Instalando no Manjaro

    O navegador Min está disponível no repositório AUR (Arch User Repository). É necessário utilizar um gerenciador de pacotes Aur. No exemplo abaixo será utilizado o yay, mas sinta-se a vontade de usar o de sua preferência.
    yay -S min-browser-bin --noconfirm

    Para remover o Min.
    sudo pacman -Rnsc min-browser-bin

    Referência: Github MinBrowser