Steam – Atualização do Beta Proton com novas melhorias e correções

    0
    551

    Não é novidade que a Steam não tem medido esforços e investimentos para implantar soluções e melhorias nos jogos da plataforma Linux. Entra ano e sai ano e mesmo assim a steam sempre está nos surpreendendo desde o lançamento da Steam para Linux. E recentemente a Steam surpreendeu a todos com sua nova solução para facilitar a vida do jogador Linux e também para os desenvolvedores de jogos. Isso aumentou e muito o número de jogos compatíveis para Linux com um retorno rápido, mais barato e com alta satisfação dos usúários com o famoso Próton (Steam Play).

    Porém nem tudo são flores. Desde o lançamento do Proton vários jogos foram testados, alguns satisfatoriamente e outros nem tanto. Muitos erros foram reportados para a steam, e a comunidade Linux é especialista nisso. Desde então, outra versão beta do Proton está disponível para o Steam Play da Valve para aqueles que desejam dar uma chance com as últimas correções. E para quem não esta utilizando a versão Beta do Proton, habilite e faça testes devido sua alta compatibilidade de jogos.

    Para evitar alguma confusão: O sistema Steam Play como um todo ainda está em Beta, o Proton (Um fork do Wine) que o Steam Play está na versão 3.7-3.  Como foi recomendado logo acima você pode mudar para a versão Beta do Proton nas configurações da Steam e  obter o Proton 3.7-6 que foi lançado ontem, dia 08/09/2018.

    Destaques da nova versão do Proton

    • Corrigir falha para iniciar jogos de RV (Realidade Virtual)
    • Melhorias nos jogos em tela cheia executados em resoluções não nativas.
    • Correção de compatibilidade para jogos que usam a integração da Steam.
    • Retornar ao comportamento anterior do D3D10 no DXVK para permitir que os jogos retornem para o D3D9.

    Para habilitar o Proton em sua versão mais atualizada,  clique em Steam no topo da lateral esquerda, depois configurações e localize Steam Play. Veja a imagem abaixo e mude a Steam Play para Proton 3.7-6 Beta.

    A Valve  aumentou o requisito para o driver proprietário da NVIDIA. É recomendado a versão Nvidia 396.54. Se possível atualize seu driver.

    Referência: GamingOnLinux