Manjaro e seus sabores – Review do Manjaro Cinnamon

    0
    322

    Manjaro é uma distro rápida, fácil de usar, com base na poderosa distro Arch. O foco da distro é facilitar o uso do linux com todos os recursos e vantagens inspirados no Arch Linux, aliado com ferramentas poderosas e intuitivas desenvolvidas pela equipe Manjaro. Com tantos recursos e facilidade para o usuário final, não é por menos que alcançou maior popularidade no site DistroWatch.

    Nesse artigo, iniciaremos uma série dentre muitas outras, sobre a distro Manjaro e seus sabores, com o foco na instalação mínima. Será  abordado as vantagens, consumo de recursos, e os principais pacotes por padrão do Manjaro Cinnamon, dentre outros fatores.

    Download e Instalação

    Manjaro Cinnamon não possui versão 32 bits disponível para download e sua versão 64 bits possui exatamente 1.24 GB. A etapa de instalação concluiu em menos de 5 minutos e o teste foi realizado no Notebook Acer VX5 com processador Core i5. No geral as instalações do Manjaro, mesmo nas imagens completas, são rápidas. Geralmente não excede 10 minutos de instalação ou em micros mais modestos 15 minutos.

    Tela de Login

    Utilizando o Lightdm como gerenciador de Login, bem simples, com tema escuro e wallpaper personalizado. O lightdm tornou-se quase unanimidade nos sabores do Manjaro. E não se preocupe, pois se não gostou da aparência, isso não é problema, pois é facilmente personalizável (mesmo para usuários iniciantes). Veja abaixo:


    Primeiras impressões ao Logar

    Esta versão comunitária tomou um caminho diferente em sua instalação mínima. Diferente dos outros sabores, possui praticamente as ferramentas padrões do próprio ambiente gráfico Cinnamon. Isso pode ser bom ou ruim dependendo do usuário, porque não possui nenhum player de audio e video ou gerenciador de email. Realmente foi levado ao pé da letra essa instalação mínima. Mas por outro lado qualquer usuário sente-se confortável com o Cinnamon pela praticidade. É muito fácil usar o Cinnamon, somando isso com todas as ferramentas do Manjaro, torna esse sabor muito indicado para iniciantes ou recém chegados no mundo Linux.

    Programas padrões

    O Manjaro Cinnamon na instalação mínima é bem crua (no sentido literal), por ser carente de programas, e como foi informado acima isso pode ser uma vantagem ou desvantagem para usuário. O navegador padrão é o Midori, deixando de lado o Firefox, Chrome ou até mesmo o Vivaldi. Apesar de não o navegador mais popular, não deixa de ser um bom navegador. O Midori é um navegador bem leve, estável e seguro. Também nada impede de removê-lo e instalar outro navegador de sua preferência. Resumindo, além das ferramentas do Manjaro como o Manjaro Settings Manager e as ferramentas do próprio Cinnamon, por exemplo o Nemo – Gerenciador de Arquivos, você encontrará apenas essas principais ferramentas abaixo:

    • Navegador Midori
    • Editor de texto Xed
    • Pamac
    • Htop
    • Screenfetch 

    Algumas informações úteis

    A instalação do Manjaro Cinnamon consome pouco espaço em disco, quantidade de pacotes bem inferior as demais instalações mínimas, por exemplo se comparado ao Manjaro Openbox ou Deepin. O consumo de ram é excessivamente alto, superando os 700 mb de consumo ao iniciar o sistema. No geral o desempenho do sistema é bom, além de ser um Ambiente Gráfico com diversas facilidades para usuário final, e possibilita diversas customizações no ambiente.

    • Quantidade de pacotes: 662
    • Consumo de RAM: 772 MB
    • Espaço em disco: 3.94 GB

    Para baixar o Manjaro Cinnamon acesse aqui para fazer o download.
    Baixe, teste, dê sua opinião.
    Abaixo, uma avaliação geral e sua nota final.

    ANÁLISE GERAL
    Facilidade de uso
    9
    Desempenho
    8
    Quantidade de pacotes
    10
    Programas padrões
    7
    Consumo de RAM
    7
    Facilidade de Personalização
    10
    Elegância
    8
    Sérgio Sant'Ana Júnior
    Sou Fundador do CucaDigital e Analista de TI. Apaixonado por tecnologia e principalmente por sistema operacional linux e android, sempre divulgando o uso do linux para Desktop e Games, focado nas distribuições Debian e Manjaro.